PUBLICIDADE

Luana Carvalho questiona prefeitura e acusa gestão de vitimismo em Santo Amaro

Luana Carvalho (PT) usou a tribuna para cobrar esclarecimentos sobre os postos de saúde e criticar a postura da atual gestão municipal de Santo Amaro
Luana Carvalho, vereadora de Santo Amaro
Foto: Reprodução/YouTube/Câmara Municipal de Santo Amaro

A vereadora Luana Carvalho (PT), de Santo Amaro, usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar a reabertura de postos de saúde e criticar a postura da atual gestão municipal. Segundo a parlamentar, a prefeitura tem utilizado justificativas inconsistentes sobre situações no município.

Questionamentos sobre os postos de saúde

Durante seu discurso, Luana destacou que os postos de saúde foram entregues em funcionamento pela administração anterior no dia 31 de dezembro. Segundo ela, a justificativa da atual gestão de que os postos precisavam ser reabertos é improcedente. “Não se reabre o que não encontrou fechado! Os postos foram entregues no dia 31 de dezembro funcionando”, afirmou.

A vereadora também mencionou que a Secretaria Municipal de Saúde já recebeu quase R$ 3,5 milhões entre janeiro e fevereiro e questionou a demora para restabelecer os serviços. “Eu quero dizer aqui que distritos como, e posso citar porque estive lá in loco, como o distrito de Nova Conquista — um povoado grande —, e que fui lá chamada pela população pedindo socorro”, disse a vereadora.

Transparência na transição de governo

Outro ponto abordado foi o processo de transição entre a gestão anterior e a atual. Luana Carvalho assegurou que a transição foi realizada conforme a Resolução 1311/2012 do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).

E outra, não venha com desculpas que não houve a transição. Eu quero aqui convidar, inclusive os pares, para ter acesso e solicitar, sr. Presidente, do seu gabinete, um protocolo de um relatório de transição que foi entregue, aqui, no dia 11 de fevereiro [de 2025]. Processo esse, relatório esse, da antiga gestão da prefeita Alessandra Gomes, que vai de acordo com a resolução 1311/2012 do TCM-BA. Temos até o dia 31 de março para a atual gestão receber e mostrar, também, o relatório. [E dizer] se de fato, o relatório apresentado pela gestão passada confere“.

Críticas ao discurso da nova gestão

Luana Carvalho criticou a postura da atual administração municipal, que tem constantemente feito referências à gestão passada para justificar problemas.

Será que vai passar 4 anos falando do governo passado? Porque se fosse assim, a gestão passada, a prefeita Alessandra iria passar quatro anos falando do que não encontrou. Ia falar dos R$ 7 milhões do COVID, ia passar falando do dinheiro do INSS que foi descontado e não foi repassado e de milhares de outras coisas.“, declarou.

A vereadora reforçou que um prefeito, ao se candidatar, deve ter conhecimento dos desafios da administração municipal. “Se fosse tão ruim assim, eu tenho certeza de que ele não iria colocar o nome dele novamente a disposição… Que paramos com esse discurso de vitimismo. Já não cabe mais!”, completou.

Posição independente na Câmara

Luana Carvalho enfatizou que não tem lado político fixo na Câmara e que sua prioridade é o bem-estar da população de Santo Amaro. Ela afirmou já ter votado a favor de projetos apresentados pelo atual Executivo quando considerou que eram benéficos para o município. “Continuarei votando quando for para o bem de Santo Amaro”, concluiu.

Assista:

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima