Nos últimos cinco dias, Salvador vivenciou uma intensa programação de pré-Carnaval, reunindo mais de 847 mil foliões nos circuitos Tapajós e Sérgio Bezerra. Eventos como Fuzuê, Furdunço, Melhor Segunda, Pipoco e Habeas Copos, realizados entre 22 e 26 de fevereiro de 2025, destacaram-se pela expressiva participação popular e pelas robustas medidas de segurança implementadas.
O Furdunço, realizado no domingo, 23 de fevereiro, registrou o maior público, com mais de 308 mil pessoas presentes. Já o Habeas Copos, na terça-feira, 25, contou com a participação de mais de 174 mil foliões, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A contabilização dos participantes foi realizada através do Sistema de Reconhecimento Facial, garantindo precisão e evitando duplicidade na contagem.
Veja também:
Carnaval de Itapema, em Santo Amaro, tem tradição única: o Mingau das Almas
Sargento aposentado da PM é preso suspeito de atirar em mulher no Carnaval de Salvador
Medidas de segurança reforçadas no pré-carnaval de Salvador
Para assegurar a tranquilidade dos participantes, cerca de 1.500 câmeras inteligentes, equipadas com sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares, foram instaladas em pontos estratégicos dos circuitos. Além disso, 99 Portais de Abordagem foram montados nas entradas dos circuitos, com o objetivo de impedir o acesso de objetos perfurocortantes e outros itens proibidos. A operação contou também com 1.400 terminais de comunicação móveis, facilitando a coordenação entre as equipes de segurança.
Operação Abadá 2025
Paralelamente, a Operação Abadá 2025 mobilizou cerca de 1.000 policiais militares e civis para garantir a segurança nos pontos de entrega e revenda de abadás. A ação incluiu o uso de bases móveis, guarnições nos locais de distribuição, policiais infiltrados e outras estratégias de inteligência. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância da operação, que já está em seu 15º ano consecutivo, enfatizando o planejamento integrado para o Carnaval, que contará com 37 mil profissionais de segurança e 1.500 câmeras de monitoramento.