Um vídeo mostrando a Polícia Militar dispersando uma roda de foliões durante o desfile da BaianaSystem viralizou nas redes sociais neste sábado (1). O incidente ocorreu na quinta-feira (27), no Circuito Osmar (Campo Grande), em Salvador.
Durante a apresentação, o vocalista Russo Passapusso, do alto do “Navio Pirata”, alertou sobre a presença da polícia. “Eu já sabia que eles iam entrar batendo”, disse o cantor, enquanto o público vaiava. Em seguida, pediu aplausos para os policiais:
Veja também:
Carnaval de Itapema, em Santo Amaro, tem tradição única: o Mingau das Almas
Bruno Reis oficializa BaianaSystem no Circuito Osmar para o Carnaval de Salvador
“Constrangimento, aquele constrangimento. Como é nome da capitã e do capitão? Capitão Roberto, major Rebeca. Vamos trabalhando. Gostaria de agradecer a toda força de segurança que está trabalhando.“
Troca de repertório para evitar confrontos
Em meio à tensão, Russo Passapusso decidiu mudar o repertório. “Acho que não vai dar pra cantar esse tipo de música aqui não, senão a gente vai apanhar. Vamos fazer uma coisa mais leve. Samba reggae. Vocês não sabem o que é ver o que eu vejo”, afirmou. Naquele momento, a banda executava um medley tradicional de seus shows.
Mais adiante, Passapusso pediu respeito às forças de segurança: “Bate palma, abre o caminho para segurança. Plantar amor. Fala assim, ‘é só amor’. Abre espaço para eles trabalharem, eles estão aqui trabalhando. Aproveita e estende essas palmas aos ambulantes”.
Repercussão nas redes sociais
Nas redes sociais, o episódio gerou uma enxurrada de comentários, a maioria criticando a ação policial. “O monstros quando põem o fardamento e se agrupam, dá nisso – Necropolítica pura”, disse um internauta. “Respeitar a polícia é uma coisa, mas não se pode normalizar agressão gratuita e aleatória”, opinou outro. Outros consideraram a ação da PM justificável. “Deixa a PM em casa então”, sugeriu ironicamente um usuário. “Ser policial nesse país é uma desgraça”, comentou outro.