PUBLICIDADE

Cerro Porteño se pronuncia após caso de racismo contra jogador do Palmeiras

Clube paraguaio se pronunciou, mas sem anunciar punições.
Foto: Reprodução/Goal

Na última quinta-feira (6), durante a partida entre Palmeiras e Cerro Porteño pela segunda rodada da Copa Libertadores Sub-20, o atacante Luighi, de 18 anos, foi alvo de insultos racistas por torcedores do clube paraguaio. O jogador foi chamado de “macaco” por um torcedor que segurava uma criança no colo, além de ter recebido uma cusparada ao deixar o campo após ser substituído aos 36 minutos do segundo tempo.

O caso gerou grande repercussão e levou o Cerro Porteño a se manifestar por meio de um comunicado oficial. “O Cerro Porteño manifesta o seu total repúdio a todo tipo de ato de racismo, xenofobia e discriminação. Ao mesmo tempo, solicitamos apoio a todos os atores do futebol e à própria sociedade para alcançar um futebol saudável e livre de atos que causam danos e mancham a festa do esporte”, declarou o clube nas redes sociais.

A equipe paraguaia também expressou solidariedade ao jogador brasileiro e reforçou sua posição contrária à discriminação no futebol. “Nossa total solidariedade com o jogador Luighi. Reiteramos que a nossa instituição condena energicamente todo o tipo de conduta de discriminação e comentários ofensivos em todo o entorno do futebol e da sociedade. Vamos cuidar da festa do futebol“, concluiu o clube.

Jogador denuncia crime e questiona autoridades

Após o fim da partida, que terminou com a vitória do Palmeiras por 3 a 0, Luighi se pronunciou sobre o caso em entrevista coletiva e questionou a omissão das autoridades esportivas diante de situações como essa. “Até quando a gente vai passar por isso? O que fizeram comigo foi um crime, você não vai me perguntar sobre isso?“, declarou o jogador, visivelmente emocionado.

O atleta também cobrou uma posição da Conmebol e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o ocorrido. “A Conmebol vai fazer o que sobre isso? A CBF? O que fizeram comigo é um crime”, enfatizou.

Punição ainda é incerta

Apesar do repúdio do Cerro Porteño, o clube não anunciou qualquer tipo de punição aos torcedores envolvidos. A Conmebol ainda não se manifestou sobre possíveis sanções ao clube paraguaio.

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima