A corrente majoritária do Partido dos Trabalhadores (PT), Construindo um Novo Brasil (CNB), consolidou neste sábado (26) apoio unificado à candidatura de Edinho Silva para a presidência nacional do partido. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, e reuniu lideranças nacionais e estaduais da sigla.
Segundo os organizadores, a defesa da candidatura de Edinho visa fortalecer o PT em todo o país, incluindo a Bahia, com foco na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues nas eleições de 2026.
Estiveram presentes ao evento o próprio candidato Edinho Silva; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; o senador e presidente nacional do PT, Humberto Costa; o presidente do PT Bahia, Éden Valadares; a presidenta da CUT-BA, Leninha Valente; além de deputados federais, estaduais e lideranças petistas de diversos territórios baianos.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Durante o seminário, Edinho Silva reforçou a necessidade de unidade interna e a construção de alianças democráticas para enfrentar o avanço do fascismo no Brasil. “A Bahia é referência para o PT e para o Brasil, tanto pelas vitórias eleitorais quanto pela formação de lideranças que influenciam os rumos políticos nacionais”, destacou.
Éden Valadares, presidente do PT na Bahia, também enfatizou a importância da unidade em torno da candidatura de Edinho.
“O PT da Bahia está muito feliz em receber o companheiro Edinho, que com fé em Deus e na nossa militância, será o próximo presidente nacional do PT. Edinho visita hoje a Bahia, mas depois vamos fazer mais atividades muito mais amplificadas. Então, é um momento de construção partidária, estamos buscando a maior unidade possível em torno do nome de Edinho por entender o momento que a Bahia e o Brasil vivem e os desafios para reeleger Jerônimo e Lula e ampliar nossas bancadas estaduais e federais”, afirmou.
O senador Humberto Costa ressaltou que o momento é de renovação e fortalecimento do partido, considerando os avanços sociais e econômicos recentes do país.
“Depois de dois anos e quatro meses o Brasil mudou bastante. Todos os projetos sociais reformulados, estruturados, a situação econômica é boa. Nesse momento, o partido está unido, fazendo o processo de renovação da direção, e que façamos um debate político com tranquilidade, e no final produzindo uma grande unidade política. Isso é muito importante para o PT, para o Governo e o nosso projeto de disputar a presidência em 2026”, disse.
A deputada federal Elisângela Araújo reforçou a importância de ampliar a participação popular nas bases do partido, especialmente com jovens, mulheres, movimentos sociais, negros e a comunidade LGBTQIA+.
“É um momento muito especial para o nosso partido, espero que cada um e cada uma de vocês façam o dever de casa, estimulando a participação das mulheres na política, da juventude, dos movimentos negros, da comunidade LGBTQIA+, da cultura, dentre tantas outras representações”, pontuou.
O processo de renovação da direção do PT é visto como estratégico para preparar a legenda para os próximos desafios eleitorais, incluindo a ampliação das bancadas estaduais e federais.