Nesta quinta-feira (8), a Igreja Católica anunciou a eleição de seu novo líder espiritual. A tradicional fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta das 13h05 (horário de Brasília), sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
O anúncio oficial do novo pontífice será feito em breve pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, que proclamará o tradicional “Habemus Papam” da sacada central da Basílica de São Pedro. Em seguida, o novo papa fará sua primeira aparição pública e concederá a bênção “Urbi et Orbi” aos fiéis presentes na Praça de São Pedro e aos que acompanham ao redor do mundo.
Veja também:
Papa Leão XIV estreia papamóvel elétrico da Mercedes-Benz
Conclave avança para segundo dia com expectativa de fumaça branca
A eleição ocorreu no segundo dia de conclave, após quatro votações, refletindo uma decisão mais rápida do que o esperado, especialmente considerando a ausência de um favorito claro entre os cardeais.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
O novo papa sucede Francisco, que faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, após complicações de saúde. Durante seus 12 anos de pontificado, Francisco promoveu reformas significativas e buscou aproximar a Igreja dos fiéis.
A expectativa agora gira em torno do nome que será adotado pelo novo pontífice, o 267º sucessor de Pedro, e das direções que seu papado tomará em relação às reformas iniciadas por Francisco.