Em seu primeiro discurso oficial como pontífice, o papa Leão XIV reafirmou a doutrina tradicional da Igreja Católica ao declarar que a família deve ser fundada na união estável entre um homem e uma mulher. A declaração foi feita nesta sexta-feira (16) durante uma audiência com o corpo diplomático no Vaticano.
“É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher“, afirmou o papa.
O pontífice também reiterou a posição da Igreja contra o aborto, destacando a dignidade inerente de todos os seres humanos, desde a concepção até a morte natural. Além disso, enfatizou a importância de respeitar a dignidade dos imigrantes e promover o diálogo inter-religioso como caminhos para a paz.
Leão XIV, nascido nos Estados Unidos e com longa trajetória no Peru, é o primeiro papa norte-americano da história. Sua experiência pessoal como descendente de imigrantes foi mencionada no discurso como base para sua defesa dos direitos dos deslocados e marginalizados.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
O novo papa também fez um apelo global pela paz, solicitando a suspensão da produção de armas e a promoção de esforços diplomáticos multilaterais. Ele destacou que a paz não é apenas a ausência de conflito, mas um dom que exige trabalho contínuo e escolhas conscientes.
Este discurso marca o início do pontificado de Leão XIV, sinalizando uma continuidade com os ensinamentos tradicionais da Igreja, ao mesmo tempo em que enfatiza questões sociais urgentes, como a migração e a busca pela paz global.