Nos dias 20 e 21 de maio, a cachaça de alambique da Bahia participa da primeira edição do Cachaça Fest, evento inédito que integrou o Lisbon Bar Show 2025, realizado na MEO Arena, em Lisboa.
A marca baiana Matriarca fez parte da delegação brasileira, apresentando uma seleção de rótulos que evidenciam a diversidade, o terroir e a sofisticação da produção baiana. Ao lado de outras marcas renomadas do Brasil, participou de ativações, degustações e competições de coquetelaria voltadas ao mercado europeu.
O Cachaça Fest, promovido por Raquel Lopes, embaixadora da cachaça no mundo e fundadora da Casa Cachaça, incluiu ativações de marcas premium, ações de formação e o lançamento internacional do Cachaça Classics Cocktails, conceituado concurso de coquetelaria que valoriza a versatilidade da bebida.
“Estamos vivendo um momento histórico para a cachaça fora do Brasil. Pela primeira vez, a bebida ganha um espaço próprio num evento internacional desta dimensão. O Cachaça Fest nasce para criar pontes entre produtores e distribuidores, bartenders e consumidores, tradição e inovação. O nosso objetivo é mostrar que a cachaça é muito mais do que uma bebida típica. É uma expressão da nossa identidade cultural e tem lugar garantido na coquetelaria mundial”, afirma Raquel Lopes.
Além do evento principal, o Cachaça Fest conta com outras duas etapas: no dia 22 de maio, em Lisboa, ocorre a edição especial Drinks and Cigars, no exclusivo Thrings Cigar Bar, onde participantes criarão coquetéis harmonizados com charutos da Jamm Cigars; e no dia 27 de maio, no Porto, acontece a inovadora edição Cachaça e Vinho do Porto, realizada na prestigiada Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
No Lisbon Bar Show, o Cachaça Fest apresenta ao público europeu uma seleção criteriosa de produtores de alambique, reforçando a presença da bebida nos circuitos da alta coquetelaria. Serão apresentadas também as marcas Pavani (MG), Adeptos (MG), Tiê (MG), Salinas (MG), Ararauna (DF), Sete Engenhos (RJ), Vinícius (RJ), Maxcana (RJ), Lambuzada (RJ), Quero Chuva (SP), São Paulo (PB) e Lira (PI).
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
A iniciativa também apostou na vertente educativa, com Raquel Lopes liderando a frente pedagógica do projeto, promovendo conteúdos sobre a história, os estilos e o potencial gastronômico da cachaça. Através da Casa Cachaça, representa marcas brasileiras e estabelece ligações entre produtores e bares, mercearias e restaurantes em mercados estratégicos.
O Lisbon Bar Show é considerado o maior evento de hospitalidade, restauração e hotelaria em Portugal, reunindo os principais nomes da indústria das bebidas, mixologia e hospitalidade.