Festa da Boa Morte: Celebração histórica no recôncavo baiano começa nesta terça-feira
Uma das maiores festividades culturais da Bahia celebra a liberdade e a religiosidade afro-brasileira até o próximo sábado.
A partir de 13 de agosto, Cachoeira, no Recôncavo Baiano, será o epicentro da Festa da Boa Morte, uma tradicional manifestação religiosa e cultural que remonta a mais de dois séculos. Este evento, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, se estenderá até o dia 17 de agosto, celebrando a resistência e a cultura afro-brasileira.
A Festa da Boa Morte, inscrita no Livro de Registro Especial de Eventos e Celebrações pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), é um testemunho da importância da religiosidade popular na região. O evento, promovido pela Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira, destaca-se pela celebração da liberdade do povo negro e o papel fundamental das mulheres negras na preservação da cultura.
Programação Especial da Festa da Boa Morte
A festividade terá início na terça-feira, 13 de agosto, com um traslado solene da imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, seguido por uma missa de Réquiem em homenagem às irmãs falecidas. As celebrações continuarão com uma ceia branca na sede da irmandade.
Na quarta-feira, 14 de agosto, a procissão noturna marcará a celebração da dormição de Nossa Senhora. No dia 15, dedicado a Nossa Senhora da Glória, a programação inclui uma missa solene e a tradicional valsa das irmãs, seguida de uma feijoada e samba de roda.
O evento também contará com a presença do Governo do Estado, com o apoio das Secretarias de Cultura (Secult-BA), Turismo (Setur-BA) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A festa culminará em um caruru e samba de roda no sábado, 17 de agosto.
Confira a programação completa
13 de agosto – Terça-feira
18h30 – Traslado da imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, saindo da capela de Nossa Senhora D´Ajuda
19h – Missa de Réquiem pelas irmãs falecidas, na capela de Nossa Senhora da Boa Morte
21h – Ceia Branca na sede da Irmandade da Boa Morte
14 de agosto – Quarta-feira
19h – Missa da dormição de Nossa Senhora, na capela de Nossa Senhora da Boa Morte, seguida de uma procissão
15 de agosto – Quinta-feira
6h – Alvorada festiva
10h – Missa solene de Nossa Senhora da Glória, na Igreja Matriz do Rosário. Em seguida, procissão e a posse da comissão para o ano de 2025
12h – Tradicional valsa das irmãs
13h – Feijoada na sede da irmandade, seguida de samba de roda
16 de agosto – Sexta-feira
18h – Cozido, seguido de samba de roda no largo D´Ajuda
17 de agosto – Sábado
18h – Tradicional caruru e samba de roda no largo D´Ajuda
Não Perca Nenhuma Atualização!
Quer receber todas as novidades da Festa da Boa Morte diretamente no seu WhatsApp? Inscreva-se agora no canal do InstantBA e fique por dentro de tudo: https://whatsapp.com/channel/0029VacEL31IyPta2CC0Lq0D.
COMENTÁRIOS