Brasil ocupa 14º lugar entre países que mais usam camisinha, mostra pesquisa global da Durex
Pesquisa global revela que apenas 32% dos brasileiros usaram camisinha nos últimos 12 meses, abaixo de Peru e México.
Uma pesquisa global conduzida pela Durex revelou que o Brasil ocupa a 14ª posição entre os países que mais utilizam preservativos, com 32% da população afirmando ter usado camisinha nos últimos 12 meses. O estudo, realizado com mais de 29 mil pessoas em 36 países, também destaca a preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a queda no uso de preservativos, especialmente entre adolescentes.
O Brasil ficou atrás de outros países sul-americanos, como Peru e México, que registraram 41% e 33%, respectivamente. A pesquisa mostrou que o país com a maior taxa de uso de preservativos é os Emirados Árabes Unidos, com impressionantes 63%. Já na parte inferior da lista, Japão e Holanda mostraram os índices mais baixos, com apenas 12% dos entrevistados relatando o uso de camisinha no último ano.
Segundo o levantamento, as razões mais comuns para não usar preservativo incluem a falta de sensação (16%), a percepção de que ele diminui a espontaneidade (14%) e o medo de "quebrar o clima" (13%). Esses dados reforçam a necessidade de campanhas de conscientização sobre a importância do uso de preservativos para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidezes não planejadas.
Quer ficar por dentro das notícias mais importantes em primeira mão? Inscreva-se no canal do InstantBA no WhatsApp clicando aqui.
A OMS tem alertado para o declínio no uso de preservativos em todo o mundo, especialmente entre adolescentes, o que pode resultar em um aumento nas infecções sexualmente transmissíveis. O uso de preservativos é fundamental para garantir a saúde sexual e evitar complicações maiores para a população.
COMENTÁRIOS