Incêndio de grandes proporções destrói parte da Reserva Indígena Tupinambá e mata animais em Camaçari
Incêndio na Reserva Indígena Tupinambá de Abrantes, em Camaçari, destrói vegetação, mata animais e pode ter sido criminoso.
Um incêndio de grandes proporções atingiu, neste sábado (12), a Reserva Indígena Tupinambá de Abrantes, localizada no bairro Vila de Abrantes, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O fogo começou por volta das 13h30 e rapidamente se espalhou pela vegetação de restinga da área, que possui aproximadamente 80 hectares. Mais de cinco horas depois, os bombeiros ainda não haviam controlado completamente as chamas.
De acordo com a liderança indígena local, há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso. Uma queixa foi registrada na 26ª Delegacia de Camaçari, e a Polícia Civil aguarda o laudo da perícia para confirmar as causas do incidente.
Embora não tenha havido feridos entre os moradores da reserva, o impacto ambiental foi devastador. Entre os animais nativos mortos, estão espécies típicas da região, como cobras, lagartos, gaviões e a coruja buraqueira. A perda dessas espécies é um golpe duro para a fauna local, que já sofre com a pressão humana e as mudanças climáticas.
De acordo com o site PS Notícias, além do impacto ambiental, o incêndio também comprometeu uma área da reserva usada para pesquisas acadêmicas por estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Instituto Federal da Bahia (Ifba). A destruição de parte da vegetação e da fauna nativa ameaça o andamento de importantes estudos que estavam sendo conduzidos no local.
A polícia está investigando as causas do incêndio e espera obter mais informações a partir do resultado da perícia.
Inscreva-se no canal do InstantBA no WhatsApp e receba as atualizações em primeira mão: InstantBA no WhatsApp.
COMENTÁRIOS