Justiça Eleitoral realizará pesquisa sobre alta abstenção nas eleições municipais, afirma Cármen Lúcia
Cármen Lúcia anuncia pesquisa para entender aumento na abstenção das eleições municipais.
A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou que a Justiça Eleitoral conduzirá uma pesquisa para identificar as causas da alta abstenção nas eleições municipais deste ano. A declaração foi feita durante a apresentação do balanço do segundo turno, ocorrido no último domingo (27).
De acordo com Cármen Lúcia, a abstenção subiu de 21,68% no primeiro turno para 29,26% no segundo turno. "Há um aumento de abstenção no segundo turno. Tivemos casos climáticos, outros problemas. Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados", afirmou a ministra.
A pesquisa será realizada em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para entender os principais motivos que levaram os eleitores a não comparecerem às urnas. "Houve município em que teve 16% de abstenção e houve município com 30%," destacou Cármen Lúcia.
A ministra enfatizou a importância de identificar e corrigir esses problemas para garantir uma maior participação nas próximas eleições. A iniciativa demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral em aperfeiçoar o processo democrático no Brasil.
Receba as notícias em primeira mão no nosso WhatsApp. Clique aqui.
COMENTÁRIOS