Bahia mobiliza 2.400 policiais e bombeiros no Enem 2024 com câmeras e força integrada
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia mobiliza 2.400 policiais e bombeiros e 4.000 câmeras para garantir segurança no Enem 2024.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 contará com uma estrutura de segurança reforçada na Bahia, com a mobilização de 2.400 policiais militares, civis e bombeiros, além de 4.000 câmeras de monitoramento. Com essa operação, as Forças de Segurança Pública atuarão de forma integrada para garantir a segurança dos participantes em todas as cidades do estado. As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro.
Segurança integrada e monitoramento
A segurança do Enem 2024 conta com o suporte de câmeras em pontos estratégicos, sendo 950 dessas equipadas com reconhecimento facial, oferecendo maior controle das áreas próximas aos locais de prova. Além do monitoramento por câmeras, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará em operação plena, acompanhando ocorrências em tempo real, a partir das 7h nos dias de aplicação.
A Polícia Militar será responsável pela escolta dos malotes com as provas, seguindo as rotas de distribuição dos Correios, com policiamento ostensivo nos locais de armazenamento e aplicação. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) também estarão à disposição para ações de perícia e investigação de crimes. O Corpo de Bombeiros estará preparado para responder rapidamente a eventuais emergências.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o planejamento visa "garantir que o Enem transcorra da melhor forma possível, com todas as equipes integradas e prontas para agir".
“Atuaremos integrados com a Secretaria de Educação da Bahia, garantindo que o Enem transcorra da melhor forma possível. Todas as equipes estão preparadas e com as suas missões definidas”, declarou Marcelo Werner.
COMENTÁRIOS