Seja bem-vindo
Salvador,21/11/2024

    • A +
    • A -

    Explosão no Polo de Camaçari alerta para falta de segurança e riscos aos trabalhadores, diz Sindiquímica

    Sindiquímica cobra segurança no Polo de Camaçari após explosão na unidade PVC1 da Braskem.


    Explosão no Polo de Camaçari alerta para falta de segurança e riscos aos trabalhadores, diz Sindiquímica Foto: Divulgação

    Na madrugada desta segunda-feira (18), uma explosão seguida de incêndio atingiu o parque de bombas da unidade PVC1 da Braskem, no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O acidente ocorreu durante uma manutenção planejada, destruindo completamente a estrutura afetada. Apesar da gravidade, não houve vítimas, segundo informações do Sindiquímica Bahia.

    A Braskem informou que o incêndio foi controlado pelas equipes de emergência e que as demais unidades operacionais não foram impactadas. A empresa já iniciou a investigação das causas do acidente.

    O Sindiquímica, entretanto, destacou a importância de maior atenção à segurança no Polo Petroquímico. O sindicato reiterou denúncias sobre a redução no número de operadores nas plantas industriais, especialmente durante períodos de manutenção, o que, segundo a entidade, aumenta os riscos de acidentes.

    “Acidentes como este reforçam a necessidade do Polo Petroquímico constituir uma brigada de emergência profissional dedicada à emergência, algo que é pauta dos trabalhadores há muitos anos e que as empresas se negam a implementar”, diz a nota emitida pelo sindicato.

    O sindicato também exigiu que as empresas priorizem a segurança no trabalho e afirmou que continuará acompanhando a apuração das causas do acidente, cobrando medidas que evitem novas ocorrências.

    NOTA DO SINDIQUÍMICA 

    "Ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 18, uma explosão, seguida de incêndio, no parque de bombas da área dos tanques da unidade PVC1 da Braskem, localizada no Polo Industrial de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
    Logo que soube do ocorrido, o Sindiquímica Bahia buscou mais informações e, até o momento, não se sabe a causa do acidente, mas apurou que a unidade estava parada para manutenção planejada e a explosão destruiu todo o parque de bomba e o galpão tomado pelo fogo. Felizmente não houve vítimas.

    Em nota, a Baskem informou que as demais plantas não foram impactadas e que as equipes de atendimento e combate a emergências atuaram imediatamente. A Braskem confirma que está iniciando a apuração das causas desta ocorrência.
    O Sindicato alerta às empresas por mais atenção à segurança das unidades industriais, especialmente com a vida dos trabalhadores. Já denunciamos diversas vezes o número reduzido de operadores nas plantas, principalmente em períodos de parada de manutenção e partida das unidades.

    A redução de operadores trata-se de uma irresponsabilidade praticada pelas empresas visando redução de custo, que coloca os trabalhadores em risco de acidentes como o ocorrido hoje.
    Acidentes como este reforçam a necessidade do Polo Petroquímico constituir uma brigada de emergência profissional dedicada à emergência, algo que é pauta dos trabalhadores há muitos anos e que as empresas se negam a implementar.

    Exigimos que a segurança nos ambientes de trabalho e a vida dos trabalhadores sejam prioridade. Vamos continuar acompanhando a apuração deste acidente para cobrarmos esclarecimento das causas e quais medidas serão tomadas para evitar novos acidentes."

    Publicidade



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.