PUBLICIDADE

Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, divulga programação da Festa da Padroeira

A Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, divulgou a programação oficial da tradicional festa religiosa em homenagem à padroeira. Neste ano, as celebrações ganham destaque especial com o Ano Jubilar, incluindo a proclamação da Basílica Menor, a primeira do interior da Bahia, no dia 22 de janeiro. Programação inclui missas e procissão tradicional […]

Por: admin
Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento, após a Solene Procissão. | Foto: Magno Araújo/Portal InstantBA

A Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, divulgou a programação oficial da tradicional festa religiosa em homenagem à padroeira. Neste ano, as celebrações ganham destaque especial com o Ano Jubilar, incluindo a proclamação da Basílica Menor, a primeira do interior da Bahia, no dia 22 de janeiro.

Programação inclui missas e procissão tradicional

As festividades terão início no dia 19 de janeiro, com a Missa de “Oferta de Flores”, onde fiéis, tradicionalmente, ofertam flores à Nossa Senhora. No dia 22 de janeiro acontece a Solene Concelebração Eucarística de Instalação e Proclamação da Basílica Menor, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo Primaz do Brasil. A celebração também marca o sétimo aniversário da Diocese de Cruz das Almas e os 10 anos de episcopado de Dom Antônio Tourinho Neto.

De 23 de janeiro a 1º de fevereiro, ocorre o Novenário da Purificação, com reflexões diárias sobre o tema “Com Nossa Senhora da Purificação, somos Peregrinos da Esperança”. As celebrações culminam no dia 2 de fevereiro, com a tradicional procissão que percorre as principais ruas e avenidas da cidade, reunindo milhares de devotos e a Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento.

Ano Jubilar: um convite à esperança e fraternidade

Padre Raimundo Mário de Santana, reitor e pároco da Basílica, destacou o simbolismo do Ano Jubilar em mensagem oficial. Ele enfatizou o tema das festividades: “Com Nossa Senhora da Purificação, somos Peregrinos da Esperança”, inspirado pelos apelos do Papa Francisco.

A chama da esperança nos remete para uma dimensão fundamental da vida humana, que nos faz olhar para frente, levantar a cabeça, sentir vontade de viver aqui na terra saboreando as alegrias do Céu.

– Padre Raimundo Mário

Segundo o reitor, o Jubileu busca renovar a fé e a fraternidade, promovendo um clima de confiança e união entre os devotos.

Ainda de acordo com Pe. Raimundo Mário, “nesse Ano Jubilar, somos convidados pelo Santo Padre a “manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e lutar para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente”.”

Reconhecimento da Basílica Menor: um marco histórico

A elevação da igreja à categoria de Basílica Menor é um feito inédito no interior da Bahia e reflete a importância histórica e espiritual do templo. Este reconhecimento consolida a Paróquia como um centro de devoção regional, atraindo peregrinos de diversas localidades.

Confira a programação completa:

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima