PUBLICIDADE

Chuva na Bahia provoca alagamentos, desabriga famílias e leva cidades a decretar emergência

Temporais na Bahia causam alagamentos, desabrigam famílias e levam 14 cidades a decretar emergência. Saiba os detalhes e ações das autoridades para enfrentar os estragos.
Por: Magno Araujo
Na Bahia, 12 municípios decretam emergência por causa da chuva — Foto: Reprodução/TV Globo

As fortes chuvas que atingem a Bahia desde a última semana têm causado alagamentos, desabrigado famílias e afetado diversas cidades do estado. De acordo com a Defesa Civil da Bahia (Sudec), 14 municípios já decretaram situação de emergência devido aos danos registrados.

Entre os mais afetados estão Itajuípe, Bom Jesus da Lapa e Brejões, com relatos de inundações em residências, estradas e até hospitais. O governador Jerônimo Rodrigues visitou algumas áreas impactadas, enquanto medidas de assistência e recuperação começam a ser implementadas.

Impacto nas cidades baianas

Itajuípe

No sul do estado, Itajuípe registrou 275 mm de chuva entre domingo (12) e quarta-feira (15). Mais de 400 pessoas foram afetadas e 14 estão abrigadas em escolas municipais. O governo estadual enviou colchões e kits de higiene para apoiar as famílias.

Bom Jesus da Lapa

Durante a noite de quarta-feira (15), o bairro Beiro Rio, em Bom Jesus da Lapa, foi fortemente atingido pelas águas do Rio São Francisco. A Secretaria de Assistência Social estima que 90 famílias estejam desabrigadas, sendo parte acolhida em abrigos municipais.

Brejões e Itororó

Em Brejões, no sudoeste, as chuvas inundaram casas, escolas e até o hospital municipal. Em Itororó, um açude na zona rural se rompeu, agravando os alagamentos.

Ações emergenciais

A Defesa Civil e prefeituras locais estão mobilizadas para minimizar os impactos. Em cidades como Maiquinique, Itajuípe e Ubatã, já foram distribuídos cobertores, cestas básicas e água potável. As autoridades alertam para possíveis novos alagamentos devido à continuidade das chuvas.

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima