O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta sexta-feira (14) um pacote de medidas para garantir um Carnaval seguro e organizado tanto em Salvador quanto no interior do estado. Durante o evento, que contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e do senador Jaques Wagner (PT), o governador destacou a importância da festa para o turismo e detalhou as ações de infraestrutura e segurança pública.
A expectativa da Secretaria de Turismo é que Salvador receba cerca de 1 milhão de visitantes, sendo 900 mil turistas. No total, o estado deve atrair aproximadamente 4 milhões de foliões. “O Carnaval de Salvador é potente no aspecto do turismo, mas a Bahia inteira receberá visitantes”, afirmou o governador.
Reforço na segurança e ampliação de serviços para turistas
Para garantir um Carnaval mais seguro, o governo inaugurou uma nova Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deltur) na Barra, um dos principais circuitos da festa. A inauguração contou com a presença de representantes diplomáticos da Argentina, Estados Unidos, Reino Unido e França. “Tivemos a presença de embaixadas e cônsules agradecendo essa iniciativa, pelo nosso compromisso com a segurança dos turistas”, afirmou Jerônimo.
O governador também lembrou da recente abertura de uma delegacia no Engenho Velho de Brotas, reforçando a atuação dos órgãos estaduais para proteger grupos vulneráveis durante a folia.
“Estaremos atuando junto à Secretaria de Mulheres, Sepromi e SJDH para garantir respeito às mulheres, às pessoas com deficiência, aos idosos, às crianças e adolescentes. Mas, principalmente, com um enfoque para as questões raciais e religiosas”, destacou.
Investimentos em infraestrutura e serviços essenciais
Para garantir o fornecimento de serviços essenciais durante a festa, Jerônimo Rodrigues destacou o papel da Bahiagás, que, além de patrocinar eventos culturais, assegura o abastecimento contínuo de gás. O governo também reforçou a infraestrutura nos circuitos do Carnaval, garantindo a atuação de profissionais da segurança, saúde e limpeza urbana.
Com um planejamento estruturado, o governo pretende assegurar uma festa tranquila e inclusiva para baianos e turistas. “Mais uma delegacia foi aberta a tempo para que o Carnaval pudesse ser anunciado com toda essa segurança”, enfatizou Jerônimo Rodrigues.