O governo federal lançou nesta terça-feira (11) a plataforma Contrata+Brasil, uma ferramenta inovadora para facilitar a contratação de microempreendedores individuais (MEIs) por órgãos públicos, como prefeituras, estados e a União. O objetivo é permitir que profissionais autônomos ofereçam seus serviços de forma ágil, sem burocracia e com mais oportunidades de negócios.
Como funciona o Contrata+Brasil?
A plataforma Contrata+Brasil funcionará como um mercado digital onde órgãos públicos podem publicar demandas por serviços específicos, como:
- Pintura e manutenção de equipamentos;
- Consertos hidráulicos e elétricos;
- Pequenos reparos em escolas, unidades de saúde e escritórios governamentais.
Os MEIs cadastrados poderão se candidatar às oportunidades de forma gratuita, aumentando suas chances de fechar contratos com entidades públicas. Da mesma forma, os órgãos contratantes terão acesso a um sistema mais simplificado para a seleção de fornecedores.
Impacto econômico e potencial de crescimento
Inicialmente, a plataforma aceitará contratos de até R$ 12.545,11. Segundo o governo, o potencial de negócios nessa primeira fase é de quase R$ 6 bilhões por ano, valor que foi gasto em 2024 com serviços de manutenção e pequenos reparos no setor público.
Mesmo com um grande mercado disponível, a participação dos MEIs ainda é pequena. Atualmente, o Brasil tem mais de 16 milhões de microempreendedores individuais, mas apenas 70 mil estão cadastrados como fornecedores do governo federal. A expectativa é que essa nova ferramenta aumente significativamente esse número.
Expansão para micro e pequenas empresas
Nesta primeira fase, o Contrata+Brasil atenderá exclusivamente microempreendedores individuais (MEIs). Entretanto, o governo planeja expandir a plataforma para incluir micro e pequenas empresas, agricultores familiares e cooperativas, ampliando ainda mais as oportunidades de negócios no futuro.
Como se cadastrar na plataforma?
Os microempreendedores interessados em utilizar a plataforma Contrata+Brasil devem realizar um cadastro no site oficial do governo federal, informando seus dados e áreas de atuação. O acesso será gratuito tanto para os prestadores de serviços quanto para os órgãos públicos contratantes.