PUBLICIDADE

Nova variante do coronavírus descoberta na China pode infectar humanos, apontam pesquisadores

Estudo revela que o novo coronavírus HKU5-CoV-2, encontrado em morcegos, pode se ligar ao receptor ACE2 humano, indicando risco de transmissão para humanos.
Por: Magno Araujo
novo coronavirus descoberto na china em 2025
Foto: CanvaPro

Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, identificaram uma nova variante do coronavírus, denominada HKU5-CoV-2, em morcegos. O estudo, publicado na revista científica Cell, indica que este vírus possui potencial para infectar seres humanos, utilizando o mesmo receptor ACE2 que o SARS-CoV-2, responsável pela pandemia de COVID-19.

HKU5-CoV-2: Características e Potencial de Transmissão

O HKU5-CoV-2 pertence à família dos merbecovírus, grupo relacionado ao MERS-CoV, conhecido por causar a Síndrome Respiratória do Oriente Médio. A pesquisa liderada pela virologista Shi Zhengli, do Instituto de Virologia de Wuhan, revelou que este novo vírus pode se ligar ao receptor ACE2 presente em células humanas, sugerindo um risco potencial de transmissão entre espécies.

Embora o HKU5-CoV-2 ainda não tenha sido detectado em humanos, sua capacidade de infectar células humanas em estudos laboratoriais levanta preocupações sobre possíveis mutações que possam facilitar a transmissão entre pessoas. Especialistas destacam a importância de uma vigilância genômica contínua para monitorar a evolução deste e de outros coronavírus em populações animais, visando prevenir futuras pandemias.

Repercussões no Mercado Financeiro

A notícia sobre a descoberta do HKU5-CoV-2 teve impacto imediato nos mercados financeiros globais. Na sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, o dólar fechou em alta, cotado a R$ 5,73, enquanto as cotações do petróleo registraram queda, afetando a valorização do real. Analistas atribuem essas oscilações às incertezas geradas pela possibilidade de uma nova ameaça viral e suas potenciais consequências econômicas.

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima