PUBLICIDADE

Lei obriga instalação de câmeras em carros por aplicativo em Salvador

Norma sancionada por Bruno Reis determina gravação interna em viagens da Uber, 99 e similares
Por:
13/11/2025
motorista por aplicativo
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
ouvir notícia
0:00

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), sancionou a Lei nº 9.887/2025, que torna obrigatória a instalação de câmeras internas de segurança em veículos usados por aplicativos de mobilidade individual, como Uber e 99. A norma foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (12).

De acordo com a nova legislação, as câmeras devem ser instaladas na parte frontal interna dos veículos, com captação de todo o interior durante o trajeto.
As gravações ocorrerão durante toda a corrida e serão armazenadas pelas plataformas.

Notícias Relacionadas

A empresa do aplicativo será responsável pelo fornecimento do equipamento ou pelo reembolso ao motorista, caso ele adquira a câmera por conta própria.

Requisitos técnicos e regras de privacidade

O equipamento deverá ter resolução mínima Full HD (1080p) e armazenamento seguro em cartão de pelo menos 32 GB, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Os veículos também deverão exibir adesivos informando que o ambiente é monitorado. Passageiros que não aceitarem a gravação poderão cancelar a corrida, e qualquer taxa será destinada integralmente ao motorista.

Penalidades para descumprimento

O descumprimento da lei acarretará advertência por escrito na primeira infração, seguida de multa e, em casos reincidentes, suspensão da operação do aplicativo por até 90 dias em Salvador.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Origem do projeto

A lei é de autoria do vereador Duda Sanches (União Brasil) e foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal em setembro.
Segundo o parlamentar, o objetivo é aumentar a segurança de motoristas e passageiros.

“A medida obriga que todos os carros por aplicativo tenham câmeras internas e realizem gravação das viagens, abrangendo plataformas como 99, Uber e outros aplicativos de mobilidade”, explicou Duda Sanches.

Leia mais

Rolar para cima