PUBLICIDADE

Apagão nacional deixa 16% dos consumidores baianos sem energia

Falha no Sistema Interligado Nacional provocou interrupção temporária no fornecimento de energia em várias regiões do estado
Por:
14/10/2025
apagão bahia
Câmera registrou apagão no Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução
ouvir notícia
0:00

Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) afetou 16% dos consumidores em diferentes regiões da Bahia, segundo informações confirmadas pela Neoenergia Coelba. A interrupção ocorreu após uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), que comprometeu o fornecimento de energia em diversos estados do país.

A Coelba informou que o restabelecimento do serviço foi realizado de forma gradual, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, os demais consumidores foram restabelecidos, após autorização do ONS”, informou a concessionária.

Notícias Relacionadas

Incêndio no Paraná provocou desligamento nacional

O governo federal investiga as causas do incêndio que atingiu a Subestação de Bateias, localizada a 30 km de Curitiba (PR), e provocou o apagão em todo o país. De acordo com o ONS, a perturbação de grande porte no sistema elétrico ocorreu às 0h32, com o desligamento controlado de cerca de 10 mil megawatts de carga.

O incêndio resultou no desligamento total da subestação de 500kV, desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste — o que gerou uma contingência classificada como “severa” pelas autoridades.

Segundo apuração da CNN Brasil, o retorno dos equipamentos ocorreu de forma controlada minutos depois, mas o restabelecimento completo das cargas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste levou cerca de 1h30. As cargas da região Sul foram totalmente recompostas por volta de 2h30.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Causas serão divulgadas após relatório técnico

O ONS deve apresentar um Relatório de Análise da Perturbação até a próxima sexta-feira (17), com os detalhes sobre as causas do incidente. Uma reunião preliminar foi marcada ainda nesta terça com os principais agentes do setor elétrico para apurar responsabilidades e avaliar medidas preventivas.

A Neoenergia Coelba reforçou que as causas do apagão estão sendo analisadas e que o evento foi causado por uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional, sem falhas estruturais na rede local.

Leia mais

Rolar para cima