PUBLICIDADE

Salvador adotará drones israelenses e câmeras com IA contra crime

Prefeitura integra tecnologia de Israel e modelo paulista ao futuro Centro de Controle Operacional
Por:
08/07/2025
Drones e IA reforçam segurança em Salvador
Foto: Valter Pontes/Secom PMS
ouvir notícia
0:00

Salvador investirá em drones israelenses e câmeras com inteligência artificial para ampliar o videomonitoramento urbano. A iniciativa, anunciada pelo prefeito Bruno Reis, será integrada ao Centro de Controle Operacional (CCO) que está em construção no Subúrbio Ferroviário.

Como funcionará o novo sistema

  • Drones israelenses: equipamentos móveis farão sobrevoos em tempo real, começando pelo Centro Histórico e depois em bairros como Barra, Rio Vermelho e Itapuã.
  • Câmeras com IA: modelo inspirado no Smart Sampa, de São Paulo, capaz de reconhecimento facial e leitura de placas.

O prefeito ressaltou que as duas iniciativas vão auxiliar no combate à violência. “Infelizmente, a insegurança é hoje o principal problema da nossa cidade, é a principal preocupação das pessoas. Embora a segurança seja constitucionalmente uma responsabilidade do Estado, nós, além de fazermos a nossa parte, estamos assumindo tarefas que não são nossas, mas que vamos assumir para proteger a população”, salientou.

Notícias Relacionadas

Então, nós acreditamos que a tecnologia pode ajudar muito a combater a violência e a proteger a população. Não precisa inventar a roda, basta observar boas iniciativas que são realizadas no Brasil e no mundo. Estamos aqui com dois bons projetos, que são os drones de Israel e o sistema já utilizado em São Paulo. Estamos estudando e esperamos em breve trazer estas tecnologias para Salvador”, acrescentou Bruno Reis.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Resultados esperados

O sistema paulista, usado como referência, prendeu 2 746 pessoas em flagrante e localizou 1 410 foragidos em 2025. Salvador pretende igualar o desempenho, integrando:

  • 3,7 mil câmeras municipais já instaladas;
  • equipamentos privados de comércios, condomínios e residências;
  • imagens dos drones em grandes eventos e áreas turísticas.

Estrutura do CCO

Instalado na Avenida Suburbana, o CCO reunirá todas as secretarias, usando dados e inteligência artificial para decidir mais rápido e melhorar o atendimento à população.

Leia mais

Rolar para cima