PUBLICIDADE

Ex-prefeito convoca “guerra de espadas” em Conceição do Almeida apesar da proibição na Bahia

Ito de Bega chama moradores para queima no domingo (29); TJ-BA vetou a prática desde 2017 e prevê até 6 anos de prisão
Por:
26/06/2025
Ito de Bega guerra de espada
Foto: Reprodução
ouvir notícia
0:00

O ex-prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bega, publicou vídeo nas redes sociais convidando moradores e turistas para uma guerra de espadas no próximo domingo (29). O evento, segundo ele, ocorrerá das 10h às 22h, em arena montada na Rua José Campos, em frente a uma escola municipal. A convocação ignora a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que proibiu a prática em 2017, classificando-a como crime de posse, fabricação ou uso de artefatos explosivos.

Por que a guerra de espadas está proibida?

A decisão judicial foi motivada por laudos que apontaram alto risco de queimaduras graves, danos a imóveis e acidentes fatais. Desde então, fabricar, armazenar ou soltar espadas — tubos de bambu recheados de pólvora e limalha de ferro — pode render pena de até seis anos de prisão, conforme o Código Penal. A proibição foi reafirmada em 2019 pelo STF, que manteve veto semelhante em Senhor do Bonfim.

Notícias Relacionadas

Ito de Bega agradece prefeita e promete “maior queima da história”


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


No vídeo, Ito exibe a estrutura metálica da arena e diz contar com apoio da atual prefeita Renata Suely Barros:

Venham na paz, na harmonia. Estamos prontos para fazer a maior queima de espadas de todos os tempos. Agradeço à nossa prefeita Renata, que nos permitiu promover mais uma vez este evento, para respeitar a cultura e a tradição do nosso município. Forte abraço, esperamos vocês no domingo.”

A prefeita ainda não se pronunciou oficialmente — a redação tentou contato, mas o telefone da prefeitura estava desligado até o fechamento deste texto.

Leia mais

Rolar para cima