PUBLICIDADE

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira é reaberta após vistoria em Santo Amaro

Após interdição preventiva em agosto, vistoria conclui que não há risco estrutural grave e templo retoma atividades
Por:
17/09/2025 | Atualizado em 17/09/2025
Igreja Matriz Nossa Senhora da Oliveira
Foto: Patrimonioespiritual.org
ouvir notícia
0:00

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira, localizada no distrito de Oliveira dos Campinhos, em Santo Amaro, foi interditada em 17 de agosto de 2025, após inspeções preliminares realizadas pelo Corpo de Bombeiros, IPHAN, Defesa Civil Municipal e Prefeitura de Santo Amaro.

Na ocasião, a Nota Técnica nº 42/2A25ETC-BA/IPHAN-BA apontou a necessidade de uma análise mais detalhada no forro do telhado e na área do coro do templo, como medida preventiva para garantir a segurança dos fiéis e a preservação do patrimônio histórico.

Notícias Relacionadas

Nova vistoria e reabertura

Nesta quarta-feira (17), a Paróquia Nossa Senhora da Oliveira divulgou um comunicado informando que os técnicos retornaram ao local, na terça-feira (16), e realizaram uma inspeção minuciosa. Segundo a Paróquia, a vistoria concluiu que não há risco iminente nem danos estruturais graves que impeçam a utilização do espaço.

Com isso, a igreja foi oficialmente liberada e já retomou suas celebrações religiosas.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Comunicado da Paróquia

Em nota, a paróquia destacou que a decisão foi fruto de uma força-tarefa conjunta com participação do IPHAN, Prefeitura, engenheiros, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Comissão de Restauro.

Após a vistoria, concluiu-se que NÃO HÁ PERIGO IMINENTE NEM DANOS ESTRUTURAIS GRAVES que impeçam a utilização do templo. Assim, a IGREJA MATRIZ ESTÁ OFICIALMENTE LIBERADA, e já estamos retornando às atividades e celebrações em nosso espaço sagrado”, diz o comunicado.

A paróquia também agradeceu à comunidade pela compreensão durante o período de interdição e reforçou a importância da colaboração de todos na preservação do patrimônio religioso e cultural.

Leia mais

Rolar para cima