

Um incêndio de proporções consideráveis atingiu um edifício de três pavimentos na Avenida Ferreira Bandeira, em Santo Amaro da Purificação, na tarde desta sexta-feira (6). O incidente expôs, mais uma vez, a vulnerabilidade do município em situações de emergência, devido à dependência de unidades de combate ao fogo sediadas em outras cidades.
De acordo com relatos de testemunhas, as chamas iniciaram-se no andar superior e rapidamente se espalharam. Diante do risco de o fogo atingir imóveis vizinhos, moradores e comerciantes da região se mobilizaram em uma força-tarefa improvisada, utilizando baldes de água para tentar resfriar as paredes e conter o avanço das labaredas até a chegada de suporte oficial.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
A Prefeitura de Santo Amaro enviou um carro-pipa para prestar socorro imediato, o que ajudou a diminuir a intensidade do calor no local. O episódio reacende uma cobrança histórica da população santo-amarense: a instalação de um grupamento do Corpo de Bombeiros na cidade. Atualmente, a unidade mais próxima fica em Feira de Santana, a cerca de 40 km, o que inviabiliza uma resposta rápida em ocorrências críticas.
Até o momento, não houve confirmação de feridos ou vítimas fatais. As causas do incêndio ainda são desconhecidas e deverão ser apuradas após o rescaldo total da área.