
Janja faz parada em Santo Amaro e defende recuperação do Rio Subaé

Nesta sexta-feira (15), a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, publicou um vídeo nas redes sociais enquanto fazia uma parada às margens do Rio Subaé, em Santo Amaro, Recôncavo Baiano. Na gravação, ela destacou a urgência de recuperar o rio, que segue fortemente poluído por metais pesados como chumbo, zinco e cádmio.
Ela lembrou da ligação afetiva com a cidade por meio de nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Dona Canô, e citou o icônico tema musical “Purificar o Subaé”, composto por Caetano, Bethânia e Gilberto Gil nos anos 1980. “Se naquela época já precisava recuperar o rio, imagina agora”, afirmou.
Notícias Relacionadas
Apelo à ação urgente e vínculo cultural
Reforçando seu papel como enviada especial da COP30, COP30 da qual integra o grupo de mobilizadores de debates ambientais, Janja ressaltou que rios como o Subaé são fundamentais ao sustento de famílias, citando exemplos de marisqueiras em Pernambuco e Alagoas.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
“Me dá uma tristeza de ver que, depois de quase quatro décadas que essa música foi lançada, o Rio Subaé continua assim. Se naquela época já precisava recuperar o rio, imagina agora”, disse. Ela concluiu com uma chamada clara e ativa: “Purificar o Subaé, ainda em tempo.”
Na legenda da publicação, ela classificou o estado do rio como “lamentável” e relembrou versos da canção:
“Matando os mariscos, os peixes do rio. Enchendo meu canto de raiva e de pena”
— Midia Only (@midiaonly) August 15, 2025