
PUBLICIDADE

Saubara (BA), O município de Saubara, no Recôncavo Baiano, ganhou contornos dramáticos neste domingo (4). Moradores do distrito de Bom Jesus dos Pobres enviaram vídeos à redação do Portal InstantBA que mostram uma grande quantidade de lixo residencial sendo queimados a céu aberto. Segundo as denúncias, o material incinerado teria sido recolhido das ruas pela própria prefeitura após os recentes protestos da população contra o acúmulo de detritos durante o Réveillon.
As imagens mostram densas colunas de fumaça tóxica sendo espalhadas pelo vento. “O lixo que tiraram da frente das ruas trouxeram para queimar aqui, causando um crime ambiental terrível”, relatou um morador. A prática de incineração de lixo a céu aberto é proibida por lei e gera riscos imediatos à saúde pública e ao meio ambiente.
Procurada pelo Portal InstantBA, a Prefeitura de Saubara repudiou veementemente as queimadas e negou qualquer participação nos atos. Em nota, a gestão municipal esclareceu que os incêndios são provocados por “ações irresponsáveis, seja por falta de educação, negligência ou má-fé” de terceiros, sem qualquer vínculo com a administração. [Confira a nota completa no final da matéria]
A prefeitura destacou que a situação de fogo em pontos de descarte irregular é recorrente e que servidores municipais já chegaram a trabalhar durante madrugadas inteiras para conter chamas iniciadas de forma criminosa.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Além disso, o governo informou que a coleta foi novamente intensificada neste domingo, operando até o meio-dia, inclusive nos locais citados nas denúncias. A nota ressalta ainda a dificuldade na conscientização:
“Ontem também foi realizada coleta intensiva e, poucas horas depois, os pontos já estavam novamente tomados por lixo descartado de forma irregular por moradores e turistas, o que demonstra a grande dificuldade relacionada à conscientização”.
A prefeitura finalizou afirmando que qualquer pessoa flagrada praticando queimadas será autuada e responsabilizada judicialmente.
“Sobre as queimadas de lixo, é importante esclarecer que essa situação já ocorreu anteriormente em pontos de descarte irregular. Em uma dessas ocasiões, servidores da Prefeitura chegaram a permanecer por 3 a 4 horas da madrugada trabalhando para conter o fogo.
Reforçamos que essas queimadas não são realizadas pela Prefeitura. Trata-se de uma prática de total responsabilidade das pessoas que cometem esse ato, sem qualquer vínculo com a gestão municipal.
Inclusive, hoje a coleta de lixo foi novamente intensificada, com equipes atuando até o meio-dia para concluir as coletas, inclusive nos mesmos locais. Ontem também foi realizada coleta intensiva e, poucas horas depois, os pontos já estavam novamente tomados por lixo descartado de forma irregular por moradores e turistas, o que demonstra a grande dificuldade relacionada à conscientização.
As queimadas são provocadas por ações irresponsáveis, seja por falta de educação, negligência ou má-fé. Diante disso, a Prefeitura repudia veementemente esse tipo de conduta e informa que qualquer pessoa flagrada praticando queimadas será devidamente autuada e responsabilizada, arcando com as consequências legais.“
