

O Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, chega à sua 136ª edição com uma programação especial entre os dias 10 e 18 de maio, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A celebração, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia, Patrimônio Cultural do Brasil e atualmente em processo para se tornar Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um dos mais importantes símbolos da resistência afro-brasileira.
A edição 2025 contará com mais de 65 atividades, reunindo comunidades tradicionais de terreiro, artistas, pesquisadores e lideranças religiosas de todo o país. A programação envolve rituais religiosos, apresentações culturais, seminários, feiras, exposições, lançamentos de livros e rodas de conversa que promovem a memória e identidade negra no Brasil.
A programação religiosa começa no domingo, 4 de maio, com a tradicional missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador. Em seguida, as atividades se concentram em Santo Amaro, com destaque para os xirês públicos, lavagem do busto de João de Obá, entrega de oferendas e o ritual coletivo de entrega dos presentes a Iemanjá e Oxum na Praia de Itapema.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Além do forte enraizamento cultural e religioso, o Bembé do Mercado está em campanha para ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o que ampliaria sua visibilidade global como manifestação da ancestralidade afro-brasileira.
A celebração reforça a importância dos terreiros e lideranças negras na preservação da cultura e da fé do povo de santo, especialmente no Recôncavo Baiano, berço de tradições fundamentais da identidade brasileira.