A tradicional Lavagem da Purificação, realizada neste domingo (26) em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, reuniu uma multidão em celebração à fé e à cultura local. O evento começou com um cortejo que percorreu mais de 7 km, saindo da casa de Dona Canô em direção à Basílica da Purificação, passando pela Igreja do Bonfim e finalizando no bairro Trapiche de Baixo.
Na porta da residência da família Veloso, ícones da cultura baiana, estiveram presentes Maria Bethânia, Rodrigo Veloso (que comemorou aniversário no dia), Caetano Veloso, Mabel e J. Velloso. A presença da família atraiu dezenas de admiradores que prestaram homenagens.
Tradição secular e expressão cultural
A Festa da Purificação, que remonta ao século XVIII, combina devoção religiosa e celebrações populares. Este ano, a programação começou no dia 19 de janeiro com a Missa de “Oferta de Flores” e no dia 23 de janeiro com a Novena de Nossa Senhora da Purificação. Para o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a festa reafirma a importância de Santo Amaro como berço da cultura baiana.
“O evento reafirma Santo Amaro como um berço da Cultura baiana, sendo palco de celebrações que atravessam gerações.“, disse Bruno Monteiro, secretário de cultura da Bahia.
“Hoje foi dia de amanhecer na terra de Dona Canô para participar da Lavagem da Purificação, uma das festas populares mais tradicionais da Bahia, que celebra Nossa Senhora da Purificação. O festejo, que une fé, tradição e cultura, vem desde o século XVIII e é marcado pela força da devoção do povo do Recôncavo.”, afirmou Bruno. Por meio do projeto Ouro Negro, quatro blocos afro e de samba participaram do evento, exaltando as identidades culturais do Recôncavo.
Programação continua com shows e celebrações
Além do cortejo e das cerimônias religiosas, a festa conta com uma extensa programação cultural promovida pela prefeitura de Santo Amaro, que inclui shows e apresentações até a próxima semana. A Lavagem da Purificação não é apenas um evento local, mas um símbolo da rica herança cultural e espiritual da Bahia.