
Prefeito de Santo Amaro discute restauração histórica da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira

O prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim (UB), se reuniu nesta terça-feira (12) com o Bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antônio Tourinho Neto, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira, Pe. Ricardo de Jesús Serra, representantes do IPHAN, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Cultura e outras autoridades para tratar da restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira, localizada no distrito de Oliveira dos Campinhos.
Segundo o gestor, o encontro foi fundamental para unir forças e viabilizar a preservação de um dos mais importantes patrimônios históricos e religiosos da região.
Notícias Relacionadas
“Unindo forças para preservar nosso patrimônio histórico e garantir a segurança e a memória do nosso povo!”, destacou Flaviano Bomfim nas redes sociais.
Patrimônio de quase três séculos
A igreja, cuja primeira construção data de 1718, sofreu danos poucos anos depois e foi parcialmente arruinada em 1726. A segunda edificação começou a ser erguida em 1768, seguindo projeto do capitão engenheiro Nicolau de Abreu Carvalho.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
O interior do templo guarda um valioso acervo artístico, incluindo:
- Painéis de azulejos
- Pinturas atribuídas à escola de José da Rocha
- Obras de José Vicente na capela-mor
- Imagens de Nossa Senhora da Oliveira e Nossa Senhora das Dores, em rocca
- Mobiliário em jacarandá
A restauração, se aprovada, será acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e visa não apenas recuperar a estrutura física, mas também garantir a preservação cultural e religiosa para as próximas gerações.
Últimas Notícias
Leia mais