
CNU atualiza cartão de confirmação e inclui número da sala de prova

O cartão de confirmação de inscrição do CNU (Concurso Público Nacional Unificado) foi atualizado neste sábado (4), segundo informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O documento agora traz o número da sala física onde o candidato realizará o exame neste domingo (5), em todo o país.
A atualização, feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV) — banca organizadora do certame —, também está sendo enviada por SMS aos inscritos. O MGI informou que a medida visa reforçar os protocolos de segurança e garantir mais transparência no processo.
Notícias Relacionadas
“A única modificação consiste em que, anteriormente, por razões de segurança, o número da sala aparecia apenas de forma codificada; agora, está disponível de forma explícita no cartão de inscrição”, destacou o ministério em nota.
Consulta ao cartão e orientações ao candidato
Para consultar o cartão de confirmação da inscrição, os candidatos devem acessar o site da FGV e clicar em “Página de Acompanhamento”, fazendo login com a conta Gov.br e selecionando “CNU 2”.
O local de prova não sofreu alteração, segundo o MGI. Mesmo quem chegar com o código antigo conseguirá localizar a sala sem dificuldade.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
“Enem dos Concursos” reúne 761 mil inscritos e terá segurança reforçada
Conhecido como “Enem dos Concursos”, o CNU chega à sua segunda edição com 761,5 mil inscritos, concorrendo a 3.652 vagas em 32 órgãos públicos federais. As provas serão aplicadas neste domingo (5) em 228 municípios, incluindo as 27 capitais e o Distrito Federal.
Cerca de 85 mil trabalhadores participam da operação logística, que envolve diversos órgãos de segurança, como Polícia Federal, Abin, Ministério da Justiça e polícias estaduais.
Segundo o coordenador logístico do CNU, Alexandre Retamal, a edição 2025 traz provas identificadas individualmente, com código de barras exclusivo para cada candidato, coleta biométrica e grafológica, e uso de detectores de metal e ponto eletrônico.
“Quanto mais a gente aprimora os mecanismos e os protocolos de segurança, mais as organizações criminosas ficam com receio de querer cometer um crime”, afirmou Retamal em entrevista à Folha de S. Paulo.
Entre as novidades, os candidatos poderão levar o caderno de questões para casa, mas apenas após uma hora antes do fim da prova.