
Morre Arlindo Cruz, ícone do samba, aos 66 anos

Faleceu nesta sexta-feira (8) o cantor, compositor e multi-instrumentista Arlindo Cruz, aos 66 anos. A informação foi confirmada pela esposa do artista, Babi Cruz.
Arlindo enfrentava sérias sequelas após um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, ocorrido em março de 2017. Ao longo dos últimos anos, passou por diversas internações e lutava contra uma pneumonia persistente. Ele chegou a sofrer uma parada cardíaca de 15 minutos em julho.
Notícias Relacionadas
Em nota, a família enalteceu o legado do sambista:
“Com imenso pesar, a família e a equipe de Arlindo Cruz comunicam seu falecimento. Mais do que um artista, Arlindo foi um poeta do samba, um homem de fé, generosidade e alegria, que dedicou sua vida a levar música e amor a todos que cruzaram seu caminho. Sua voz, suas composições e seu sorriso permanecerão vivos na memória e no coração de milhões de admiradores. […] Arlindo parte deixando um legado imenso para a cultura brasileira e um exemplo de força, humildade e paixão pela arte. Que sua música continue ecoando e inspirando as próximas gerações, como sempre foi seu desejo.”
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Uma Vida no Samba
Nascido em 14 de setembro de 1958, no Rio de Janeiro, Arlindo Cruz foi apelidado de “o sambista perfeito”, além de dar nome à sua biografia lançada este ano. Ele ganhou seu primeiro cavaquinho aos 7 anos e, já jovem, participou de rodas de samba no Cacique de Ramos, ao lado de Candeia — que foi seu padrinho musical — além de Jorge Aragão e Beth Carvalho.
Foi integrante do Fundo de Quintal por 12 anos, onde gravou clássicos como “Só Pra Contrariar”, “Seja sambista também” e “O Mapa da Mina”. Depois, seguiu carreira solo com sucessos e colaborações importantes. Arlindo deixou mais de 700 composições gravadas e cerca de 3 mil registros como músico, consolidando-se como um dos pilares do samba moderno.
Ele também brilhou nos palcos do Carnaval, com enredos para o Império Serrano em diversas edições e depois para a Grande Rio.