O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou do Furdunço neste domingo (23) e aproveitou a ocasião para celebrar os 40 anos do Axé. O evento, que surgiu como uma alternativa para resgatar a folia sem cordas, se consolidou como um dos principais momentos do pré-Carnaval de Salvador, ao lado do Fuzuê. Atualmente, a festa atrai milhares de foliões para o circuito Orlando Tapajós, entre Ondina e Barra.
Infraestrutura e avanços no Carnaval baiano
Em sua declaração, Neto ressaltou a evolução do Carnaval soteropolitano, destacando melhorias na infraestrutura e na organização da festa. Ele também aproveitou para parabenizar o atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), pelos progressos alcançados na gestão da folia.
Veja também:
Jefinho Dias estreia no palco principal do São João de Cruz das Almas 2025
Em Salvador, Caiado anuncia pré-candidatura à Presidência e recebe título de Cidadão Baiano
“Fico feliz que a Bahia comemora os 40 anos do Axé. Há 10 anos, celebramos os 30 anos do Axé e o quanto o Carnaval evoluiu. Conseguimos trazer infraestrutura, qualidade de serviço e condições para receber e acolher os foliões da Bahia e os turistas que se juntam a nós. O Carnaval da Bahia se tornou, sem dúvida, a principal atividade econômica da cultura e do entretenimento brasileiro. O prefeito Bruno está de parabéns pelos avanços que conseguiu alcançar nesse período. Eu estou muito feliz de ver isso, porque antes de assumirmos, a Prefeitura tinha dificuldades para realizar o Carnaval“, afirmou ACM Neto.
“Podem tentar copiar, mas não conseguem”
Além de destacar a grandiosidade da folia, Neto alfinetou outras cidades que tentam replicar o modelo do Carnaval baiano. Ele enfatizou que, apesar das tentativas de cópia, a festa em Salvador continua sendo “o maior Carnaval do Brasil e do mundo”.
“De repente, o Carnaval vem com Fuzuê, no sábado, e Furdunço, no domingo. E segue como o maior evento do Brasil. Pode ter gente tentando copiar, imitar e com dor de cotovelo querendo chegar perto de nós, mas não conseguem. Esse é o maior Carnaval do Brasil e do mundo“, declarou o ex-prefeito.
Expansão da folia e impacto econômico
ACM Neto foi um dos responsáveis por expandir eventos como o Fuzuê e o Furdunço, que hoje fazem parte do calendário oficial do pré-Carnaval de Salvador. A folia soteropolitana é considerada um dos principais motores econômicos da Bahia, movimentando setores como turismo, hotelaria, transporte e gastronomia.
Com os avanços na infraestrutura e o aumento da participação popular, a cidade se consolida cada vez mais como o epicentro da cultura carnavalesca no Brasil. As expectativas para o Carnaval 2025 são altas, com a presença de grandes artistas e um público recorde.