A baiana Núbia Oliveira, de apenas 22 anos, fez história na manhã desta terça-feira (31), ao conquistar o terceiro lugar na 99ª edição da Corrida de São Silvestre, realizada em São Paulo. A jovem atleta foi a única brasileira no pódio, em uma prova dominada por quenianas.
Com o tempo de 53 minutos e 24 segundos, Núbia ficou atrás de Agnes Keino (51m25s) e Cynthia Chemweno (52m11), ambas do Quênia. Essa foi sua terceira participação na tradicional corrida, consolidando sua evolução no atletismo.
Núbia faz parte dos 211 atletas apoiados pelo programa Bolsa Esporte do Governo da Bahia, que garante um incentivo mensal de R$ 1,5 mil. Residente do distrito de Flamengo, em Jaguarari, no norte do estado, a atleta tem um currículo invejável, acumulando títulos como:
- Campeã do Troféu Brasil 1000m
- Campeã Sul-Americana
- Vice-campeã Pan-Americana de Cross Country
- 13 vezes campeã brasileira de atletismo
Desde os tempos escolares, Núbia já mostrava talento para o esporte ao participar dos Jogos Estudantis da Rede Pública. Sua evolução na São Silvestre é notável:
Veja também:
- 2022: Melhor brasileira da prova, com o 10º lugar geral
- 2023: Avança para a 9ª colocação e agora celebra o 3º lugar no pódio
Emocionada, a atleta agradeceu ao treinador, família e colegas pelo apoio constante:
“Sei o quanto eu treinei, sei o quanto eu me dediquei pra chegar aqui e ser a terceira colocada. A gente sonhou muito com esse momento e deu certo. Fui terceira, mas um dia a gente pode sonhar em vencer a São Silvestre e eu acredito que está em um futuro bem próximo.”