O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está analisando a possibilidade de liberar torcida mista nos próximos clássicos entre Bahia e Vitória. No entanto, a instituição destaca que a medida só será viável se houver total segurança para torcedores e clubes. O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, abordou o tema durante a inauguração do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor), nesta quinta-feira (13), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
MP-BA debate segurança para torcida mista no Ba-Vi
A última vez que um Ba-Vi contou com torcida mista foi em 18 de fevereiro de 2018. Desde então, devido a preocupações com a segurança dos torcedores, a presença de visitantes tem sido proibida. Atualmente, Bahia e Vitória têm ao menos dois encontros confirmados em 2024: um em maio, na Arena Fonte Nova, e outro em outubro, no Barradão.
O chefe do MP-BA ressaltou que a liberação da torcida visitante exige planejamento detalhado entre as forças de segurança, clubes, Federação Bahiana de Futebol (FBF) e Prefeitura de Salvador.
MP-BA reforça necessidade de consenso entre clubes
Pedro Maia destacou que, no momento, Bahia, Vitória e a FBF ainda demonstram preocupação com o retorno da torcida visitante.
“Essa questão vai ser discutida, certamente melhorias vão ser encaminhadas e há a possibilidade de se ter um Bavi com torcida visitante, mas é algo que a gente deve fazer com absoluta segurança e com todos os atores consertados, cada um cumprindo sua parte, com a certeza de garantir essa torcida”, afirmou.
Apesar da discussão em andamento, a entidade reforça que não tomará decisões precipitadas e aguardará um consenso entre todas as partes envolvidas.