O número de famílias afetadas pelas fortes chuvas em Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, subiu para 354, conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (5) pela prefeitura. Dessas, 80 pessoas estão desabrigadas. Diante da situação, o município decretou estado de emergência e suspendeu as aulas nesta segunda-feira.
No domingo (4), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou as áreas mais atingidas, incluindo a Rua das Viúvas, onde o Rio Sergimirim transbordou, causando danos significativos. Acompanhado do prefeito Flaviano Bonfim (UB), o governador prometeu reforçar a assistência de saúde e discutir projetos para mitigar os impactos das chuvas.
Veja também:
Grave acidente com caminhão de gás interdita BR-101 entre Ubaitaba e Itabuna
Chuvas intensas colocam 43 cidades da Bahia em alerta; veja lista
A Defesa Civil registrou deslizamentos de terra em três locais: Ladeira das Virgens, Rua do Coentro (bairro Sacramento) e Baixa da Égua. Há ainda riscos em outras quatro áreas devido ao solo encharcado.
As chuvas também causaram estragos em rodovias. Na BA-001, houve rompimento de aterro no km 48, próximo ao acesso a São Roque do Paraguaçu. Na BA-093, em Mata de São João, uma cratera se abriu, levando à interdição da via.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para a Bahia, válido até as 10h desta segunda-feira. A previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas até terça-feira (6).