PUBLICIDADE

Repórter da TV Bahia sofre racismo em prédio na Pituba, em Salvador

Felipe Oliveira foi questionado se era "serviço" ao tentar entrar em condomínio para entrevistar morador; caso ocorreu na Pituba, bairro nobre da capital
Por:
13/05/2025
racismo felipe oliveira
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O jornalista Felipe Oliveira, repórter da TV Bahia, afiliada da Globo, denunciou ter sido vítima de racismo estrutural ao tentar acessar um condomínio no bairro da Pituba, área nobre de Salvador, nesta segunda-feira (12). O caso aconteceu enquanto ele tentava realizar uma entrevista com um morador do edifício.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o jornalista relatou o constrangimento que sofreu na portaria do prédio. Ao informar o número do apartamento e seu primeiro nome, Felipe foi questionado pelo porteiro se era “serviço”. O questionamento, segundo ele, é um exemplo claro de racismo estrutural, que reforça estigmas sobre o lugar social de pessoas negras.

“É serviço?”: o racismo velado em perguntas cotidianas

Para muita gente pode parecer uma pergunta normal, mas a gente sabe que é o racismo estrutural, afirmou Felipe no vídeo.

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!

O repórter ressaltou que, embora estivesse vestido com roupa social e realizando uma atividade jornalística, foi automaticamente associado à figura de um prestador de serviço, o que evidencia a naturalização de estereótipos raciais em espaços elitizados.

É como se pessoas pretas só pudessem estar naquele local como prestadores de serviço. Provavelmente, se fosse uma pessoa branca chegando no mesmo horário que eu cheguei, com a roupa social como eu estava, o porteiro não se sentisse à vontade pra fazer essa pergunta, acrescentou.

O relato gerou ampla repercussão nas redes sociais, com internautas e colegas de profissão prestando solidariedade ao jornalista. O caso reabre o debate sobre o racismo estrutural em Salvador, cidade com maioria da população negra, mas marcada por desigualdades sociais profundas e segregação socioespacial.

Assista:

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima