
Projeto Guardiões do Arraiá encerra temporada com festa em Salvador

Foi encerrada nesta quarta-feira (18), a 2ª temporada do Projeto Guardiões do Arraiá 2025. A iniciativa, criada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) em 2024, tem como missão principal a prevenção de acidentes com fogos de artifício, além de promover educação ambiental, noções de primeiros socorros com foco em queimaduras, ética, civismo, cidadania, respeito à diversidade e inclusão social.
Voltado para crianças e adolescentes com idades entre 7 e 11 anos, o projeto é gratuito e utiliza uma abordagem lúdica para transmitir conhecimentos importantes de forma leve e divertida. Por meio de aulas teóricas e práticas, os participantes aprendem brincando, internalizando valores fundamentais para uma convivência segura e cidadã, especialmente durante o período junino.
Notícias Relacionadas
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Neste ano, o Guardiões do Arraiá atendeu cerca de 200 crianças nos municípios de Salvador, Senhor do Bonfim e Conceição do Almeida. Durante as atividades, os pequenos participaram de simulações, oficinas, jogos e dinâmicas, sempre com o acompanhamento de bombeiros militares capacitados.
As famílias acompanharam a cerimônia que aconteceu no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA). “Foi muito lindo, só achei que deveria continuar. Eles aprendem de uma forma lúdica e divertida”, destacou Rosimeire Souza, avó da guardiã Melissa Prado, de 9 anos. Também feliz irradiando alegria, a pequena acrescentou: “Adorei e aprendi muita coisa“, ressaltou ela com os olhos brilhando.
“Agora vocês são pequenos bombeiros. Olha a cor da roupa de vocês! Tenho certeza de que todos vocês vão repassar o que aprenderam esses dias conosco e quem sabe não teremos entre vocês, alguns colegas no futuro? Esse projeto leva autoajuda, ensina as crianças a como agirem em caso de primeiros socorros e principalmente sobre os cuidados fogos de artifício, que é o foco principal dos Guardiões do Arraiá”, destacou o coronel BM José Antônio de Araújo Reis, quando falou da farda das crianças da mesma cor de um dos uniformes dos bombeiros militares e destacou também a importância da divulgação daquilo que foi passado para eles.
Com o lema “Educando para salvar vidas”, o projeto, que tem carga horária de 10 horas, divididos em teoria e prática, integra as ações preventivas e educacionais reforçando o compromisso da corporação com a formação cidadã desde a infância.
Últimas Notícias
Leia mais