
Operação mira deputado Binho Galinha por chefiar organização criminosa

O Ministério Público da Bahia, a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública deflagraram nesta quarta-feira (1º) a Operação Estado Anômico contra uma organização criminosa liderada pelo deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha.
Mandados e prisões
Dez pessoas foram alvos da ação. Os agentes cumpriram mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em Salvador, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. O deputado não foi localizado até o momento e segue com mandado de prisão expedido pela Justiça.
Notícias Relacionadas
As investigações apontam que o grupo atua em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico. Segundo o MP, mesmo sob medidas cautelares, o parlamentar manteve o comando da organização.
O esquema envolvia empresas de fachada e uso de “laranjas” para movimentar recursos ilícitos.
Bloqueio de bens
A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e suspendeu as atividades de uma empresa usada para lavagem de dinheiro.
Participam da operação 100 Policiais, 11 Auditores-Fiscais e três Analistas Tributários da Receita Federal.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Operação anterior
A ação é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023, que já havia resultado em denúncias contra 15 pessoas, incluindo o deputado e familiares.
Últimas Notícias
Leia mais