A Prefeitura de Santo Amaro divulgou na manhã deste sábado (3) uma nota oficial após a cidade ser fortemente atingida por enchentes causadas por uma combinação de chuvas intensas, maré alta e o transbordamento dos rios Sergimirim e Subaé.
As inundações atingiram diversos bairros, deixando ruas alagadas, feirantes com prejuízos e famílias ilhadas. Em um dos casos mais críticos, equipes da Prefeitura usaram uma retroescavadeira para resgatar um carro com placa de Feira de Santana que estava ilhado e em risco de ser arrastado pela correnteza do rio Subaé.
Veja também:
Cachaça baiana ganha destaque em festival internacional
Papa Leão XIV estreia papamóvel elétrico da Mercedes-Benz
Segundo relatos de moradores, no distrito de Acupe, a força da água derrubou parte da parede de uma residência na localidade da Beira Rio. Em vídeos que circulam nas redes sociais, feirantes mostram barracas cobertas pela água.
“Como está a barraca, cheia de coisa aqui!”, lamentou um comerciante.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Nota oficial da Prefeitura de Santo Amaro
“A Prefeitura de Santo Amaro informa que, diante das fortes chuvas que atingem o município, está atuando de forma integrada com a Defesa Civil, Bombeiro Civil, Secretaria de Serviços Públicos e Ordem Pública, Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação para minimizar os impactos causados pelas enchentes.
Equipes estão nas ruas desde as primeiras ocorrências, realizando atendimentos, monitorando áreas de risco e prestando apoio às famílias atingidas. As ações seguem em ritmo intensificado e com plantões permanentes.
As pessoas que necessitarem de suporte ou acolhimento devem se dirigir à Escola Municipal Stella Mutti, localizada na Praça da Purificação, onde está sendo feito o atendimento emergencial às famílias desabrigadas.”
A Prefeitura também afirma que segue “atenta e comprometida com a segurança e o bem-estar da população”.
Alerta continua: risco de novas chuvas
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o CEMADEN, há previsão de mais chuvas no final de semana em toda a região do Recôncavo Baiano. O órgão estadual recomenda que moradores de áreas ribeirinhas busquem abrigo em locais seguros.