O prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim (UB), esteve, mais uma vez, na Rua H, na comunidade da Candolândia, na manhã desta segunda-feira (5), para acompanhar os riscos provocados pelas fortes chuvas que atingem a região. A área apresenta risco iminente de deslizamento de terra e desabamento.
Durante a visita, o prefeito destacou que o projeto de contenção da encosta já foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ele, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) está articulando com o governo federal para garantir celeridade nas obras de intervenção.
“Estamos dialogando com a comunidade para realocar os moradores, pois o lugar está muito perigoso. Já houve deslizamento de terra, e a previsão é de chuva durante todo o dia de hoje e amanhã”, afirmou o prefeito.
Flaviano também alertou para grandes volumes de água descendo pela encosta, presença de perfurações no solo e afundamentos que colocam em risco as residências localizadas na base do morro.
Ações emergenciais e articulação com órgãos públicos
A prefeitura atua em parceria com os Bombeiros Civil e Militar, além do Ministério Público, para viabilizar uma solução urgente. Uma remoção preventiva das famílias está sendo organizada, a fim de preservar vidas.
“Contamos também com a colaboração da comunidade para enfrentarmos juntos esse momento”, reforçou o gestor municipal.
A situação de emergência em Santo Amaro se soma ao cenário crítico vivido em outros municípios do Recôncavo Baiano, como Camacan, que também decretou estado de emergência por conta das chuvas.
A Defesa Civil segue monitorando os pontos de risco, enquanto as autoridades articulam ajuda humanitária e medidas estruturais para mitigar os impactos causados pelas chuvas.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!