
Lula alerta no Brics: tarifas ameaçam comércio global e exigem reforma da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (6) que o comércio global vive ameaça real devido à “escalada tarifária” liderada pelos Estados Unidos. A declaração ocorreu na sessão plenária “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global” do Brics, realizada na capital fluminense.
Lula alertou que o multilateralismo enfrenta ataques e que a autonomia dos países em desenvolvimento está em risco. Segundo ele, regimes instituídos “com muito custo”, como os de clima e comércio, sofrem pressão crescente.
Notícias Relacionadas
“Com o multilateralismo sob ataque, nossa autonomia está novamente em xeque. Avanços arduamente conquistados, como os regimes de clima e comércio, estão ameaçados”, declarou.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Reforma do Conselho de Segurança
Lula voltou a defender ampla reforma no Conselho de Segurança da ONU. Ele propôs incluir novos membros permanentes para tornar o órgão “mais legítimo, representativo e eficaz”.
“É preciso transformar profundamente o Conselho de Segurança, para torná-lo mais legítimo, representativo, eficaz e democrático, incluindo novos membros. É mais que uma questão de justiça, é garantir a existência da ONU”, afirmou o presidente.
A fala reforça a busca do Brasil por um assento permanente, bandeira diplomática que o país carrega desde os anos 1990.
O encontro do Brics segue até terça‑feira (10) com debates sobre governança global, segurança alimentar, transição energética e integração financeira entre os países‑membros.