PUBLICIDADE

Internado pelo 4º dia, Papa Francisco apresenta quadro clínico complexo

Internação do Papa Francisco se prolonga
Por: Magno Araujo
Papa Francisco
Foto: REUTERS/Ciro De Luca

O Papa Francisco permanece internado pelo quarto dia consecutivo no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. Nesta segunda-feira (17), o Vaticano informou que o pontífice enfrenta uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, levando à necessidade de alterações no tratamento.

Os resultados dos testes realizados nos últimos dias demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, o que levou a uma nova modificação da terapia“, declarou o Vaticano. A Santa Sé ainda afirmou que, apesar da situação clínica complexa, todos os exames indicam um estado de saúde que requer hospitalização adequada.

Evolução do quadro clínico

Desde sexta-feira (14), o Papa Francisco está sob cuidados médicos para tratar uma bronquite persistente. O Vaticano informou que ele passou uma noite tranquila e manteve sua rotina de leitura matinal. “Nesta manhã, tomou café da manhã e se dedicou, como sempre, a ler alguns jornais”, disse Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa do Vaticano.

Apesar da hospitalização, o pontífice seguiu com seu hábito de realizar ligações telefônicas. Durante o fim de semana, conversou com membros de uma paróquia católica na Faixa de Gaza. Segundo um dos interlocutores, Francisco aparentava bom humor, mas estava “um pouco cansado”.

Cancelamentos e preocupações

Em razão do estado de saúde do Papa, o Vaticano cancelou sua visita aos estúdios de cinema Cinecittà, em Roma, prevista para esta segunda-feira. Ademais, o pontífice não conseguiu realizar a tradicional oração dominical na Praça São Pedro, além de ter sido impedido de presidir a missa especial para o Jubileu da Igreja Católica, evento que ocorre a cada 25 anos.

Antes da internação, Francisco já apresentava dificuldades respiratórias, necessitando de ajuda para ler discursos em duas ocasiões distintas. Durante a missa de domingo (9), solicitou assistência para concluir sua homilia. Três dias depois, na audiência semanal, voltou a pedir ajuda para a leitura, mencionando que ainda sentia os efeitos da bronquite.

Histórico de problemas de saúde

O Papa Francisco, de 88 anos, tem um histórico de complicações médicas. Além das dores crônicas nos joelhos e quadris, ele já passou por uma cirurgia de hérnia e sofre com inflamações no cólon. Em 2023, também precisou ser hospitalizado por três dias devido a uma bronquite, tratada com antibióticos.

Outro fator preocupante é o fato de o pontífice ter uma parte do pulmão removida ainda na juventude, o que pode aumentar sua vulnerabilidade a infecções respiratórias. Nos últimos meses, também sofreu quedas, machucando o queixo em dezembro e o braço em janeiro.

Em meio às preocupações sobre sua saúde, Francisco agradeceu pelo apoio recebido. “Obrigado pelo carinho, oração e proximidade com que me acompanham nestes dias“, escreveu ele no domingo.

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima