

A eficácia tecnológica foi a marca do Furdunço 2026, encerrado na madrugada deste domingo (8), em Salvador. O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) provou sua precisão ao identificar e levar à captura de um homem foragido por homicídio que tentava se misturar à multidão no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra).
O flagrante ocorreu em um dos Portais de Abordagem, pontos estratégicos onde o cruzamento de dados biométricos acontece em tempo real. O sucesso da operação faz parte de um esquema robusto que inclui Postos Elevados de Observação e o monitoramento constante através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Apesar da grande concentração de público, a SSP destacou a ausência de crimes graves contra a vida (homicídios ou latrocínios) durante o evento. No entanto, as ações de inteligência da Polícia Civil foram intensas no combate a crimes patrimoniais:
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!

O Furdunço serviu como um teste de fogo para a Operação Carnaval 2026. De acordo com a SSP, mais de 37 mil policiais e bombeiros estão mobilizados para atuar tanto na capital quanto no interior do estado nos próximos dias.
A estrutura conta com câmeras de última geração, leitura de placas veiculares e reforço nos Portais de Abordagem para garantir que o folião possa aproveitar a festa com tranquilidade. O objetivo é manter o índice de “zero crimes graves” durante todo o período oficial da folia.