Uma megaoperação policial denominada Vale do São Francisco Seguro resultou na prisão de 36 suspeitos e na desarticulação de uma organização criminosa que atuava nas regiões de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A ação, realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro, foi conduzida pela Polícia Civil da Bahia e de Pernambuco, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal baiana.
Apreensões e bloqueios financeiros
Durante a operação, foram apreendidas dez armas de fogo, dois veículos e R$ 18.140,00 em dinheiro vivo. Além disso, R$ 161 mil foram bloqueados em contas bancárias ligadas ao crime organizado, e 30 contas bancárias foram congeladas. No Conjunto Penal de Juazeiro, foram encontradas 626 porções de cocaína e 936 de maconha, além de diversos aparelhos celulares que eram utilizados para coordenar crimes de dentro da prisão.
Veja também:
Mulher é presa suspeita de matar filho de 3 anos em Teixeira de Freitas
Operação prende chefe do PCC na Bahia e Paraíba após 21 anos foragido
Objetivo da operação
A Operação Vale do São Francisco Seguro teve como foco o combate a homicídios, crimes violentos e ao tráfico de drogas. A estratégia incluiu desmobilização financeira e o enfraquecimento das lideranças criminosas por meio do bloqueio de recursos materiais e econômicos utilizados para sustentar as atividades ilegais.
A Polícia Civil da Bahia continua com as investigações para identificar e prender outros integrantes da facção criminosa que operava na região. Novas fases da operação não estão descartadas, com possíveis novas prisões e bloqueios financeiros.