Neste domingo (26), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) iniciou uma operação integrada em Feira de Santana com foco na prevenção e repressão a crimes letais e tráfico de drogas. A ação, coordenada pelo Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME), conta com a participação do Grupamento Aéreo da PM (GRAER), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Leste), da Rondesp Leste e de quatro Companhias Independentes de Polícia Militar (64ª, 65ª, 66ª e 67ª CIPM).
O principal objetivo da operação é realizar Policiamento Ostensivo Aéreo e Patrulhamento Tático em locais estratégicos, indicados pelo Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L). As áreas-alvo foram definidas com base em levantamentos de inteligência e mapeamento de regiões com maior incidência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e tráfico de entorpecentes.
Atuação integrada e preventiva
Durante a operação, equipes realizam abordagens e ações preventivas, além de cumprir mandados de prisão em aberto. O apoio aéreo do GRAER desempenha papel essencial na ampliação da cobertura territorial, monitoramento e resposta rápida em situações críticas. Segundo o comando da PMBA, a integração entre as unidades especializadas e convencionais fortalece a eficiência das ações, promovendo maior segurança à população.
Veja também:
Desdobramentos esperados
A operação tem como meta coibir práticas criminosas e aumentar a sensação de segurança na região. A PMBA reforça que essas ações fazem parte de um esforço contínuo para combater a violência e garantir a ordem pública.