PUBLICIDADE

Operação Convictus prende oito por tráfico e lavagem na RMS

Ação do MPBA, PF e PMBA mira facções criminosas, armas e esquema milionário de lavagem de dinheiro com empresas de fachada
Por:
31/07/2025
mpba pf Operação Convictus
Foto: Divulgação/MPBA
ouvir notícia
0:00

Uma megaoperação deflagrada na manhã desta quinta-feira (31) resultou na prisão de oito pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro em Salvador e na Região Metropolitana. A ação integra a 2ª fase da Operação Convictus, realizada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Gaeco, com apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar da Bahia (PMBA).

As forças de segurança cumpriram oito mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens. A ofensiva mira uma organização criminosa que movimentou mais de R$ 5 milhões com o tráfico interestadual de drogas e a revenda de armamentos.

Notícias Relacionadas

Segundo o MP, a quadrilha nasceu a partir da ação de um narcotraficante que rompeu com sua facção original e passou a atuar de forma independente, vendendo entorpecentes para diversos grupos criminosos rivais. Entre as drogas negociadas, estão skunk, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume, tetracaína e cafeína.

Armas pesadas e lavagem milionária

A investigação revelou negociações de armas de fogo de grosso calibre, incluindo fuzis, pistolas e até metralhadoras com munição antiaérea, utilizadas em confrontos entre facções.

Para lavar os lucros obtidos com as atividades ilícitas, o grupo utilizava empresas de fachada, contas em nome de laranjas, veículos de luxo e lojas de automóveis, simulando atividades comerciais legítimas.

Operação Convictus pf mpba
Foto: Divulgação/MPBA

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Foram identificados 69 CPFs e CNPJs envolvidos no esquema. Durante as buscas, os agentes apreenderam dispositivos eletrônicos, dinheiro em espécie (mais de R$ 5 mil), documentos de veículos e registros que comprovam a ligação entre os investigados e os bens sequestrados.

A operação reafirma o compromisso das instituições com o combate ao crime organizado, por meio de ações integradas e uso de inteligência policial.

Leia mais

Rolar para cima