PUBLICIDADE

Gaeco deflagra Operação Desarme contra tráfico de armas na Bahia

Ação conjunta do MP-BA e da PM desarticula rede de comércio ilegal de armas em Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Feira de Santana e Itaberaba
Por:
24/05/2025
Operação Desarme
Foto: Divulgação/MPBA

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), deflagrou nesta quinta-feira (23 de maio) a “Operação Desarme”, que desmantelou uma organização criminosa especializada no comércio ilegal de armas e munições. A quadrilha atuava em diversos municípios do interior baiano, incluindo Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Feira de Santana e Itaberaba.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia, através da Rondesp Leste, vinculada ao Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL).

As investigações são um desdobramento da “Operação Efúgio”, realizada em abril de 2023, que já havia revelado um esquema de venda clandestina de armamentos.

De acordo com o Gaeco, os criminosos utilizavam códigos e linguagens cifradas, além de intermediar negociações por terceiros, com o objetivo de dificultar a identificação das transações ilegais.

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!

Com as provas obtidas, o Ministério Público da Bahia conseguiu a decretação da prisão preventiva de um dos principais investigados, autorizada pela 3ª Vara Criminal de Feira de Santana.

Além disso, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades envolvidas, tanto contra o denunciado quanto contra outros três investigados que participavam diretamente das negociações ilegais.

A “Operação Desarme” demonstra o compromisso do MPBA no enfrentamento ao tráfico de armas, considerado uma das principais ameaças à segurança pública na Bahia e no Brasil.

As investigações continuam em andamento, e novas fases não estão descartadas, segundo nota oficial do Ministério Público.

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima