PUBLICIDADE

PF faz operação em Salvador contra esquema milionário ligado ao setor de livros

Mandados em bairros nobres da capital baiana miram grupo investigado por fraudes e desvio de verbas da educação
Por:
29/10/2025
overclean pf operação
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
ouvir notícia
0:00

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação em Salvador contra um suposto esquema de desvio de recursos públicos que teve origem no estado de São Paulo.
A ação cumpre quatro mandados de busca e apreensão em bairros nobres da capital baiana, incluindo o Corredor da Vitória, o Horto Florestal e o Jardim Apipema.

Endereços de luxo e suspeitos

Um dos alvos é a mansão Phileto Sobrinho, no Corredor da Vitória. Durante a operação, agentes da PF utilizaram viaturas caracterizadas e descaracterizadas para cumprir as ordens judiciais.
Até o momento, a corporação não divulgou oficialmente os nomes dos investigados nem o valor total do suposto esquema.

Notícias Relacionadas

Segundo apuração do Bahia Notícias e do Correio 24 Horas, os principais alvos seriam Ticiano Degasperi, Bruno Degasperi e Neto Degasperi — conhecidos na Bahia como os “gêmeos dos livros”, por atuarem na comercialização de material didático com prefeituras.
As diligências ocorreram em condomínios de alto padrão, como o Horto Villaggio Panamby, o Phileto Sobrinho e o Jardim Apipema.

Ligação com São Paulo e o setor de educação

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de São Paulo, no âmbito de uma investigação sobre fraudes em licitações e desvio de verbas da educação.
O caso está relacionado à comercialização de livros didáticos, coincidindo com o Dia Nacional do Livro.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Em 2018, o pai dos investigados, Wilson José da Silva Filho, foi alvo da Operação Prato Feito, que desarticulou um esquema de desvio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
À época, ele era apontado como proprietário da Editora Melhoramentos Ltda. e de outras empresas do ramo, como BWN Comércio de Livros e Serviços Ltda., Editora Casa de Letras Ltda. e W H Comércio de Confecções Ltda. ME.

A PF ainda não divulgou nota oficial sobre o andamento da ação ou se houve prisões.

Leia mais

Rolar para cima