
PUBLICIDADE

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) celebrou seus 201 anos de fundação, nesta terça-feira (17), com resultados expressivos na segurança do Carnaval de Salvador 2026. Em reunião de balanço realizada no Quartel do Comando Geral, a corporação informou que o trabalho preventivo nos 53 portais de acesso já impediu a entrada de 6.699 objetos proibidos nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Apenas nas últimas 24 horas, foram retidos 1.663 itens que poderiam comprometer a integridade dos foliões.
O uso intensivo de tecnologia tem sido o diferencial desta edição. Segundo o tenente-coronel Marcelo Carvalho, coordenador dos portais, a combinação de detectores de metais com o sistema de reconhecimento facial já resultou na captura de 14 pessoas com mandados de prisão em aberto, além de seis prisões em flagrante. O aparato de segurança visa garantir que a “maior festa de rua do mundo” ocorra com o mínimo de intercorrências graves, focando na retirada de circulação de elementos de risco.
A lista de materiais retidos impressiona pela diversidade e pelo perigo potencial. Entre os quase 7 mil itens acumulados até esta terça-feira, destacam-se:
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
A reunião de balanço contou com a presença do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e do comandante-geral da PM, coronel Magalhães. O encontro ratificou o sucesso da capacitação da tropa, que consegue realizar as abordagens de forma proficiente sem interromper a fluidez do público. Para os gestores, o resultado consolida a sensação de segurança necessária para que baianos e turistas desfrutem do encerramento da festa.